“Ser trans é lindo”, afirma Zaia Angelo ao destacar luta e resistência no Dia da Visibilidade Trans

O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, é um marco de luta e resistência. Para Zaia Angelo, artista plástica e mulher trans, essa data reforça a urgência de discutir os desafios e direitos básicos da comunidade trans no Brasil, o país que mais registra assassinatos de pessoas trans no mundo. “Temos que lembrar que o Dia da Visibilidade Trans não é uma data comemorativa, e sim sobre luta e resistência. Pedimos visibilidade, emprego, respeito, segurança e os direitos mínimos que uma pessoa cis tem no dia a dia”, destaca Zaia.

A arte ocupa um papel central na vida e na militância da artista, sendo uma ferramenta para educar e sensibilizar. “Enquanto artista, está sendo muito bom poder furar a bolha e ocupar lugares longe da marginalização através da minha arte. A arte tem esse poder de educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas que talvez, através de uma fala minha, não seria tão escutada quanto abordando temáticas trans em quadros”, explica.

Zaia também usa sua arte para enaltecer a pluralidade e beleza das pessoas trans. Além disso, ela já realizou trabalhos artísticos para personalidades de destaque como Anitta, Wenny Isa, Iza, Marina Sena, Blogueirinha, Lexa, entre outras. Contudo, enfrentar censura faz parte de sua trajetória. “Não é nada fácil ser uma artista trans que fala sobre a vivência dos seus. Já tive meu trabalho censurado algumas vezes, como a obra A Origem, que foi censurada duas vezes por ser uma versão trans de Adão e Eva, justamente por serem corpos trans expostos na tela. Mas, apesar dos ataques, jamais deixarei de, através da arte, passar a minha verdade e aquilo em que acredito”, afirma.

O impacto de sua atuação transcende as telas. “Fico muito feliz quando pessoas trans dizem se inspirar em mim e que se enxergam no meu trabalho. Espero que cada vez mais pessoas trans possam ocupar lugares de destaque e poder, que um dia estejam várias trabalhando ao meu lado e prosperando cada vez mais”, celebra Zaia.

Para ela, o orgulho de ser trans é essencial: “Não é fácil ser uma pessoa trans, mas não tem nada mais lindo e verdadeiro do que nós sermos quem realmente somos. Se orgulhem de vocês, pois ser trans é lindo! Não desistam nunca da sua verdade.”

Populares

Série “Queen Lear” está disponível no Amazon Prime internacional 

Após ser contemplada com prêmios e indicações em festivais pelo mundo, a série “Queen Lear” acaba de estrear no Amazon Prime Internacional. A série, adaptação da conhecida tragédia de William Shakespeare, “King Lear”, conta com direção, roteiro e edição de Quentin Lewis e é uma realização da produtora de audiovisual independente Canal Demais.  Trazendo uma […]

Reinauguração Da Clínica Bruno Jacob: Um Novo Marco Na Saúde E Estética Médica

A clínica do renomado Dr. Bruno Jacob, referência na área da saúde e estética, acaba de viver um novo capítulo em sua trajetória de sucesso. A reinauguração foi um verdadeiro evento de celebração, contando com a presença de diversas marcas parceiras, sorteios especiais e uma grande cobertura da imprensa, incluindo o Programa Camarote pelo SBT. […]

Luisa Mell promove Feira de Adoção com mais de 30 animais em São Paulo

O Instituto Luisa Mell realiza no próximo dia 23 de março uma Feira de Adoção no Outlet Premium Grande São Paulo. O evento, que acontece das 10h às 16h, contará com a presença da ativista Luisa Mell e mais de 30 animais (cães e gatos) disponíveis para adoção. Todos os animais estão saudáveis, vacinados, castrados […]