“Alma Brasileira”: Carla Corsino transforma o piano em paisagem afetiva do país

Acaba de chegar às plataformas digitais Alma Brasileira, novo álbum da pianista Carla Corsino, um delicado e profundo tributo à música brasileira de concerto. O disco propõe uma travessia sensível por paisagens sonoras que revelam a alma do país, entre serestas, toadas, danças e atmosferas que ecoam afetos, memórias e territórios.

Gravado no Estúdio Monteverdi, em São Paulo, com direção artística de Cláudio Dauelsberg e direção musical de Guilherme Pozzi, o trabalho reúne obras de 14 compositores e compositoras brasileiros, costurando tradição e contemporaneidade, rigor erudito e lirismo popular em um percurso sonoro coeso e envolvente.

O repertório transita entre mestres incontornáveis, como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Camargo Guarnieri, e criadores da cena atual, como Léa Freire, Sandra Mohr e Uaná Barreto. Entre valsas, serestas, toccatas e danças brasileiras, Alma Brasileira desenha um retrato plural e emotivo do piano nacional, revelando a riqueza estética de diferentes épocas e linguagens.

Com interpretação fluida, refinada e profundamente musical, Carla Corsino percorre esse universo com escuta atenta e domínio técnico, valorizando as nuances históricas e afetivas de cada obra. Para o diretor artístico Cláudio Dauelsberg, “Alma Brasileira é um convite a mergulhar na riqueza estética e na diversidade afetiva da música brasileira para piano”.

Pianista, educadora e intérprete dedicada à difusão da música brasileira, Carla Corsino é bacharel em Piano pela UFU e pós-graduada em Pedagogia do Piano pela Faculdade Santa Marcelina. Estudou com nomes como Camargo Guarnieri, Maria José Carrasqueira e J. J. Koelreutter, e participou de festivais, masterclasses e apresentações no Brasil e no exterior, incluindo Portugal e Dubai. Radicada em São Paulo, alia a carreira artística ao ensino do piano para crianças, mantendo um trabalho consistente de valorização do repertório nacional.

Conheça:

Repertório:
Cláudio Dauelsberg – Canção Seresta
Catarina Domenici – Alma Caipira
André Mehmari – Choro, Canção e Dança
Patrícia Lopes – Valsa da Esperança
Almeida Prado – Impressões Serranas: Monte Verde
Heitor Villa-Lobos – Impressões Seresteiras
Heitor Villa-Lobos – Alma Brasileira
Radamés Gnattali – Alma Brasileira
Elvira Drummond – Valsa Seresteira
Léa Freire – Mamulengo
Camargo Guarnieri – Canção Sertaneja
Camargo Guarnieri – Dança Brasileira
Sandra Mohr – Impressões Tropicais: Dança da Floresta
Uaná Barreto – Toccata Miúda

Ficha técnica:
Pianista intérprete: Carla Corsino
Direção executiva e coordenação: @veronigirelli
Direção Musical: Luiz Guilherme Pozzi
Direção Artística: Cláudio Dauelsberg
Gravação, mixagem e masterização: André Mehmari no Estúdio Monteverdi
Engenharia de som: Douglas Fonseca
Assessoria técnica: Ana Cristina Froner
Diagramador EPK: @maurycattermol
Designer de arte: Thaissa Esteves
Fotografia: Heloisa Bortz
Visagismo: Patrícia Cardin
videomaker: Abraham Orozco
Distribuição: Tratore
Promoção/Produção: Ritmiza Produções Ltda
Patrocínio: Brasil Cold Storge

Populares

Danzo e NandaTsunami lançam “Princípios”, música que antecede mixtape do artista

Um dos grandes nomes do trap nacional, Danzo está preparando sua...

Marlinho lança “Coração Esquisito”, seu novo single inédito com clipe oficial

O cantor Marlinho se prepara para um novo e emocionante capítulo na carreira com o lançamento de “Coração Esquisito”, faixa totalmente inédita que promete conquistar o público com sua sensibilidade e identidade marcante. A música, foi gravada no audiovisual ‘’Vem Ser Feliz’’ que ocorreu em sua cidade natal no Rio de Janeiro e chega  sem […]