Ed Carlos lança forró em homenagem à Serra Negra e aquece o coração do pré-São João

A música retrata o acolhimento, o pertencimento e a memória afetiva do local, por meio de versos simples e poéticos que reforçam a intimidade emocional entre o artista e o lugar


Com quase quatro décadas de trajetória dedicadas à música nordestina, o cantor e compositor pernambucano Ed Carlos apresenta seu mais novo single, “Serra Negra Meu Xodó”, uma aposta afetiva e envolvente para o pré-São João. Lançada nas plataformas digitais e redes sociais, a canção é uma homenagem a Serra Negra, distrito de Bezerros, um dos destinos mais simbólicos do agreste pernambucano — tanto pela beleza natural quanto pela força cultural na região.


A música, embalada pelo ritmo do forró, é uma verdadeira declaração de amor à Serra Negra. Versos como “Na friozinho da serra me agasalho em você” e “Aqui não me sinto só nem pretendo ir embora” traduzem a intimidade emocional entre o artista e o lugar. Não se trata apenas de um tributo geográfico: Serra Negra é tratada como personagem, confidente e abrigo — símbolo de acolhimento, pertencimento e memória afetiva. A simplicidade das palavras potencializa sua carga poética e afetiva.

A inspiração para a canção surgiu de forma despretensiosa, como muitas das criações de Ed Carlos. Ele conta que, há um ano, enquanto seguia para uma participação no Programa Mesa de Bar, comandado por Wagner Gomes na Bodega de Véio, foi provocado por sua produtora Camila: “Tu és metido a fazer música assim, brincando, de forma fácil, espontânea. Então faz uma pra Serra Negra.” Ao que ele respondeu de imediato: “Só se for agora.”

Foi durante esse trajeto, dentro do carro, que os primeiros versos começaram a tomar forma. “Comecei brincando, falando palavras como ‘xodó’, ‘Serra Negra do meu amor’, ‘vamos lá dançar forró’. Fui colocando frases soltas e, quando vi, a música já estava construída”, relembra o cantor. Apesar da inspiração imediata, ele guardou a canção por um tempo. Passou o ano lapidando a composição, gravou, e um ano depois, voltou ao programa onde tudo começou para fazer o lançamento oficial — agora com a música pronta e carregada de emoção.

“Está sendo muito gratificante e mágico poder exaltar um lugar tão especial e lindo, com tudo de bom que Serra Negra nos transmite quando chegamos lá. Essa música é uma forma de gratidão por tudo que esse lugar já me proporcionou — e não foram poucas coisas. Não só a mim, mas a todos que chegam e contemplam… É realmente uma fonte de inspiração”, celebra Ed Carlos.

Além do lançamento, o artista intensificou sua conexão com Serra Negra por meio de uma série de vídeos gravados na região, que unem a força da canção às belezas naturais e culturais do local. Todo esse conteúdo pode ser acessado por meio do Instagram oficial do cantor: @edcarloscantor.

O ARTISTA

Pernambucano do Recife, Ed Carlos iniciou sua história na música em 1989, quando foi premiado como cantor revelação no festival Frevança, recebendo a simbólica Sombrinha de Prata. Desde então, sua carreira, antes discreta, ganhou força e projeção, fazendo dele um dos intérpretes mais respeitados da música regional.

Reconhecido pelo RankBrasil (o “Guinness Brasileiro”) como o artista que mais gravou e interpretou frevos no país, Ed Carlos construiu sua trajetória com base na valorização da cultura nordestina.

Ao longo dos anos, ele firmou seu nome não apenas no frevo, mas também no forró, coco, ciranda e maracatu — ritmos que compõem o DNA sonoro de sua obra. “O frevo e o forró na minha vida é como feijão e arroz: eu não vivo sem os dois”, costuma dizer. Sua versatilidade e compromisso com a cultura o levaram a conquistar diversos prêmios e a representar Pernambuco em festivais nacionais e até no exterior, como o Canta Nordeste, Recifrevoé e o próprio Frevança.

Com “Serra Negra Meu Xodó”, Ed Carlos reafirma seu papel como guardião da música popular nordestina, resgatando sentimentos, lugares e memórias com autenticidade e poesia.
Serra Negra Meu Xodó – https://onerpm.link/277131130507

Populares

Gabriel Kraws lança single “SEM DÓ”

O single é do aguardado álbum “Puto Romântico” e faixa tem tudo pra despontar como tendência nas plataformas O cantor e compositor Gabriel Kraws, um dos nomes mais promissores da cena independente atual, acaba de lançar neste sábado (14) o single “SEM DÓ”, a primeira faixa do seu novo álbum, intitulado “Puto Romântico”. Disponível em todas as plataformas digitais e também no YouTube, o lançamento chega com ares de superprodução e a promessa de consolidar ainda mais o artista em ascensão no cenário nacional. Produzida pelos talentosíssimos @five.wav, @tuttibeats e @fraga.wav, a música mistura beats contemporâneos com letras intensas, carregadas […]

Zezé Di Camargo e Luciano celebram o amor no tradicional show de Dia dos Namorados no Espaço Unimed

Na noite desta quinta-feira (12), o Espaço Unimed foi novamente palco de uma das mais esperadas tradições do Dia dos Namorados em São Paulo: o show de Zezé Di Camargo e Luciano. Com ingressos esgotados, os irmãos embalaram casais apaixonados ao som de sucessos que atravessam gerações e reafirmaram o título de “a dupla mais romântica do Brasil”. O evento, que já virou clássico da casa, foi marcado por um clima de celebração e encontros especiais. Na plateia, as esposas Flávia Camargo e Graciele Lacerda acompanharam cada música dos amados. As filhas Isabella, Helena, Wanessa e Camilla Camargo também prestigiaram […]

Rael Policarpo apresenta seu primeiro livro sobre Jornalismo Factual

Cobrir crimes com ética e precisão é um desafio essencial no jornalismo atual. Noticiar com imparcialidade, respeito ao público e compromisso com os fatos é a missão que move Rael Policarpo, e o tema central de seu novo livro, “Jornalismo Factual Direito na Cobertura Policial”. A obra, com selo da Reflexão Business, da publisher Caroline […]

Potência, entrega e alma: Em menos de 3 meses, Dhalmas ultrapassa 100 mil streamings com seu EP “JAV”

Natural de Itajaí (SC) e com apenas 20 anos, Dhalmas vem ganhando visibilidade na cena musical por sua presença cênica envolvente e uma sonoridade que transita entre o R&B, pop, trap e hip hop. Seu lançamento mais recente, o EP “JAV”, é uma homenagem ao produtor e amigo Jav Gama, falecido em 2024. O trabalho […]