O projeto cultural REAGE – PLÁSTICO, que tem mobilizado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a comunidade do Morro da Conceição, prepara-se para seu ápice: o Evento Reage-plástico, marcado para o dia 22 de novembro de 2025, a partir das 14h, na Torre Malakoff.
Este encontro final é a culminância de uma jornada técnica e cultural dedicada a transformar OS resíduos plásticos em oportunidade econômica, cultural e social. O evento na Torre Malakoff não será apenas uma mostra. Será uma demonstração vibrante e acessível da viabilidade da economia circular e do empoderamento feminino comunitário.

A programação do dia 22 de novembro é a vitrine de todo o trabalho desenvolvido pelo projeto. O público terá a chance de ver de perto como o lixo pode ser ressignificado em arte, moda e potencial de renda.
Serão exibidos produtos criados a partir de plástico reciclado na exposição reagente, destacando a qualidade funcional, a beleza e a simbologia destes materiais. O público poderá conferir a coleção de acessórios criada especificamente para as duas apresentações culturais de dança e música nas reatividades culturais, provando que o resíduo pode ser matéria-prima de alta expressão artística.
A agenda prevê a roda de diálogo reagindo sobre reciclagem de plástico, a comunidade precious plastic e a cooperativa feminina de reciclagem de plástico no Morro da Conceição, fornecendo o embasamento técnico para a urgência da reciclagem. ela será mediada pela pós doutora Renata Gwanderley, com a participação das pesquisadoras doutoras Camila Brito de Vasconcelos, Laís Helena Gouveia Rodrigues, e do convidado virtual Alexandre Uemura. O foco será a discussão sobre a Cooperativa Feminina de reciclagem de plástico no Morro da Conceição, cujo apoio financeiro e estrutural é o principal objetivo do projeto.

As seis mulheres capacitadas do Morro da Conceição estarão presentes, simbolizando o potencial da reciclagem artesanal para gerar renda e autonomia.
O evento contará com a reação – compartilhando conhecimento e apoios, um posto de cadastro de doadores e interessados em trabalhar com resíduos (das 10h às 22h) no site nutrientes criativos e de doação do livro nutrintes criativos: resíduos plásticos. este ponto é vital para garantir a continuidade da cadeia e o estabelecimento de parcerias para a futura cooperativa.
Em coerência com toda a sua estrutura, o evento final mantém seu compromisso total com a acessibilidade (comunicação em Libras, atividades táteis, monitores especializados e adequação arquitetônica), garantindo que a mensagem de sustentabilidade alcance a todos.
Além disso, o REAGE – PLÁSTICO se unirá, em cooperação, ao evento Mulheres na Roda de Samba, que acontece simultaneamente em diversas cidades. Essa união reforça a pauta do empoderamento feminino ao lado da pauta da sustentabilidade, mostrando que o destino do plástico está intrinsecamente ligado ao futuro da comunidade e ao protagonismo das mulheres na economia circular.
A Torre Malakoff será, por uma tarde, o epicentro de uma revolução silenciosa, onde arte, design e consciência social se encontram para dar um novo valor ao que antes era descartado. O REAGE – PLÁSTICO é um convite aberto à comunidade, ao poder público e a empresários para investir neste ciclo virtuoso de resgate ambiental e social.
