FIMS: Feira Internacional da Música do Sul consolida Foz do Iguaçu como novo polo da música latino-americana

De 11 a 13 de dezembro, Foz do Iguaçu será o novo ponto de encontro da música brasileira e latino-americana. A cidade paranaense recebe a FIMS – Feira Internacional da Música do Sul, um evento que há nove edições transforma o mercado da música em um espaço de trocas, formação, negócios e descobertas. A edição marca o encerramento da trajetória da FIMS em 2025, ano em que o projeto expandiu suas fronteiras e percorreu diferentes regiões do país, passando por Curitiba, São Paulo, Belém e Brasília antes de aportar nas margens das Cataratas.

Desde sua criação, em 2016, a FIMS é sobre encontros — um espaço de convergência entre artistas, produtores, selos, festivais, empresários e agentes da indústria criativa. Com uma programação gratuita, o evento reúne showcases, painéis, workshops, rodadas de negócios e debates sobre o futuro e o papel da música, a integração latino-americana no contexto do sul global, temática a ser destacada nesta edição. 

A etapa de Foz do Iguaçu será realizada em diversos espaços da cidade, reafirmando ser um território de integração cultural. Entre os destaques da programação estão nomes consagrados e novos expoentes da música brasileira e latino-americana, como Gilsons, Kaê Guajajara, Leminskanções e Sebastián Piracés (Francisco, el Hombre), além de workshops e painéis com grandes profissionais da indústria, como Dani Ribas (Instituto Abramus), Danieli Correa (UBC), Alice Ruiz, Marília Feix, Evandro Okan, Tony Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos!) e Benjamin Taubkin, além de showcases como a de Djuena TIkuna, cantora indígena da Amazônia

Para Téo Ruiz, diretor e idealizador da FIMS,“A FIMS nasceu do desejo de unir quem faz, quem cria e quem viabiliza a música. Só com essa rede colaborativa é possível garantir um futuro mais justo, diverso e sustentável para o mercado musical, que está em constante transformação.” 

Entre os assuntos que serão discutidos, estão a internacionalização das carreiras, os meios de divulgação da música no Brasil e no mundo, a produção e a difusão da música na América Latina, Direito Autoral, os princípios globais, impactos locais da IA e o ecossistema criativo, os Festivais latino-americanos e suas conexões e política do Sul Global e a imortalidade do rádio. Os showcases, a partir de uma curadoria diversa e pulsante, não só revela artistas emergentes como também promove conexões com novas sonoridades. Serão dois artistas representantes de cada região do país, além de países vizinhos.

O evento também oferece pitching, rodadas de negócios e atividades formativas, abrindo caminhos para quem busca profissionalizar sua atuação no setor musical. “A música precisa de pontes, não de muros. Há uma concentração muito grande de oportunidades nos grandes centros, e isso precisa mudar. A FIMS é um exemplo de que é possível gerar impacto e negócios em qualquer território, desde que exista articulação e vontade de fazer”, conclui Téo. 

Uma trajetória que fortalece o mercado da música

Ao longo de 2025, a FIMS percorreu o país com o projeto Drops FIMS, passando por Curitiba (Sul), São Paulo (Sudeste), Belém (Norte/Nordeste) e Brasília (Centro-Oeste), em parcerias com festivais e iniciativas locais como Festival Convida e ALMA – Amazônia Legal Música & Arte. Cada etapa ampliou as conexões regionais e reforçou a missão do evento: descentralizar a indústria da música e valorizar a diversidade sonora do Brasil e da América Latina. 

Com mais de 70 shows por edição, 200 reuniões de negócios e mil participantes anuais, a FIMS é hoje uma das mais importantes conferências de música do país, indicada duas vezes ao Prêmio Profissionais da Música. Mais do que uma feira de negócios, o evento atua como plataforma de formação e aceleração de carreiras, contribuindo para a geração de renda, oportunidades e visibilidade a novos talentos.

Compromisso com diversidade e inclusão

Fiel à sua proposta de construir pontes através da música, a FIMS mantém um forte compromisso com a inclusão social e a diversidade. O evento oferece bolsas de participação para jovens em situação de vulnerabilidade, além de ações afirmativas que garantem a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ em todas as etapas, da curadoria à produção.

Acesse a programação completa: https://fims.com.br/foz-do-iguacu/

SERVIÇO:

Data da Conferência em Foz do Iguaçu – 10 a 13 de dezembro

Locais: Mercado Público Barrageiro, Sesc Foz do Iguaçu, UNILA e Zeppelin Old Bar

Programação completa no site oficial: www.fims.com.br

Instagram e TikTok: @fimsul

Apresentado por: Petrobras
Apoio: Secretaria de Estado do Turismo do Paraná 
Realização: Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro

Populares

Alan Lucci desembarca em Salvador para reuniões estratégicas e consolida expansão nacional de suas empresas

O apresentador e empresário Alan Lucci desembarcou em Salvador nesta semana para uma série de reuniões estratégicas com empresas e lideranças do mercado religioso e comercial da Bahia e empresas de outros segmentos. A viagem marca mais um passo da expansão nacional de suas empresas de marketing digital, que já atende clientes em Salvador, Vitória da Conquista e outras regiões do estado. Durante a estadia, Alan escolheu se hospedar no coração histórico da capital baiana: o Pelourinho, um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Brasil e cenário mundialmente conhecido pela gravação do icônico clipe “They Don’t Care About Us”, de […]

Ana Castela se apresenta no Prêmio Multishow e vence Clipe TVZ do Ano

Na noite de terça (9), cantora performou os hits “As Cowgirl” e “Olha Onde Eu Tô” e foi um dos destaques da cerimônia Créditos: Beatriz Damy / TV GloboFOTOS EM ALTA AQUI A noite desta terça-feira, 9 de dezembro, no Rio de Janeiro, foi marcada pelo brilho de Ana Castela no Prêmio Multishow 2025. Uma das atrações mais aguardadas da cerimônia, a cantora subiu ao palco para apresentar dois de seus maiores sucessos: “As Cowgirl” e “Olha Ond Eu Tô”, faixas do álbum “Let’s Go Rodeo”, projeto que também lhe rendeu indicação ao Latin Grammy.Para a performance, Ana investiu em um look totalmente preto e reluzente: blazer, short, […]

Kart Love se une a Matheus Fernandes em “Vai Faltar Lenço”, destaque do novo EP

Kart Love dá sequência ao projeto audiovisual “Meu Nome É Kart, Sobrenome Love” com o lançamento de “Vai Faltar Lenço”, faixa inédita que chega nesta sexta-feira (12), às 21h, abrindo o EP 3 com clima de romantismo, sofrência e a sonoridade marcante que se tornou assinatura do artista. A colaboração com Matheus Fernandes, um dos nomes mais ouvidos da cena atual, adiciona peso ao single e promete ampliar o alcance do projeto. Composta por Breno Casagrande, Vitor Casagrande, Lucas Tibério e Saymon Marques, a música aposta em melodia emotiva e versos que miram direto no coração do público. O EP […]