Festival dos Povos da Floresta chega ao Amapá: evento celebra a diversidade cultural da Amazônia

Criado para iluminar, fortalecer e projetar a produção artística amazônica em toda a sua diversidade, o Festival dos Povos da Floresta desembarca entre os dias 18 e 21 de dezembro em Macapá (AP), depois de passar por Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR). O evento reafirma seu propósito central: ser um território de palco, escuta e visibilidade para artistas da Amazônia e para os diálogos que eles constroem com o Brasil contemporâneo.

Festival dos Povos da Floresta é idealizado pela Rioterra – Centro de Inovação da Amazônia,  apresentado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura,  realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, que conta ainda  com a parceria da Secult e do Governo do Amapá para esta Etapa. 

Muito além de ser um circuito cultural, o festival nasce como um gesto político e artístico. É um projeto pensado desde a floresta, com curadoria sensível às realidades locais, que coloca no centro da cena artistas indígenas, quilombolas, ribeirinhos, urbanos e periféricos, revelando a Amazônia como um campo vivo de criação, experimentação e pensamento.

Com programação gratuita e multidisciplinar, o Festival dos Povos da Floresta ocupa Macapá com artes visuais, música, economia criativa, audiovisual e encontros formativos, reforçando que a cultura amazônica não é um vestígio do passado, mas uma força ativa na construção do presente e do futuro.

A parte musical do Festival leva para Macapá, no Palco Petrobras, o novo show de Dona Onete, apresentado recentemente no Psica, em Belém, apresentação que fecha a noite de sábado com sua força e carisma inconfundíveis. No domingo, o encerramento fica por conta de Juliana Linhares, que chega pela primeira vez à cidade com o espetáculo “Nordeste Ficção”, trabalho de grande repercussão que já circulou por diversas regiões do país. Entre os destaques da programação estão os encontros entre artistas locais de projeção nacional e nomes representativos da cena regional, reafirmando o compromisso do festival com o fortalecimento da cultura amazônica. Integram esse mosaico criativo artistas como Patrícia Bastos, Nilson Chaves e Oneide Bastos, além de uma ampla rede de artistas e coletivos amazônicos que dão corpo ao festival, como Grupo Raízes do Bolão, Afrocuriaú, Zé Miguel e Euterpe, Fineias Neluty e Pretogonista, entre muitos outros.

Também no roteiro do Festival acontece, a partir do dia 18 de dezembro, a Exposição Dos Povos da Floresta,  com uma leitura plural e sensível sobre os povos da floresta, reunindo obras do Acervo Rioterra, instituição que completa 25 anos,  trabalhos selecionados por chamamento público e criações de artistas convidados como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR). A mostra permanecerá no Centro Cândido Portinari até o dia 9 de janeiro. 

Para Fabiana Gomes, diretora de projetos do Centro Rioterra, idealizador do festival, a iniciativa representa uma virada de chave na forma como a cultura amazônica é percebida no país. “O Festival dos Povos da Floresta nasce para romper estereótipos e ampliar narrativas. É um espaço onde a arte amazônica se apresenta em sua complexidade, potência e contemporaneidade, sem mediações externas.”

Música como encontro, território e conexão

Com curadoria de Aline Moraes, a programação musical em Macapá foi desenhada para provocar encontros inéditos e evidenciar a multiplicidade sonora da Amazônia. “Pensar essa curadoria foi criar pontes. O festival é sobre encontros possíveis, diálogos entre territórios e a afirmação da música amazônica em todas as suas formas”, destaca Aline.

No sábado, 20 de dezembro, o palco recebe Grupo Raízes do BolãoOneide BastosGrupo Senzalas, o encontro entre Nilson Chaves e Brenda Melo, além do coletivo Afrocuriaú, culminando com Dona Onete, que encerra a noite com seu carimbó chamegado.

No domingo, 21 de dezembro, a programação começa com o Povo Arara, trazendo expressões indígenas para o centro da cena. Em seguida, acontece o encontro criado especialmente para o festival entre Zé Miguel e Euterpe. A noite segue com Fineias NelutyPretogonista e Yanna MC, depois Patrícia Bastos, com participações de Aíla e Gabriê, e se encerra com Juliana Linhares.

Formação, trocas e protagonismo dos povos da floresta

Além dos shows e da exposição, o Festival dos Povos da Floresta promove oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa, encontros entre mestres da cultura popular, artistas indígenas e coletivos amazônicos, fortalecendo a formação de público e o protagonismo local.

Um circuito amazônico de alcance nacional

Após Macapá, o festival segue para Belém (PA) e Brasília (DF), onde encerra o circuito no início de 2026. Em cada cidade, o projeto constrói diálogos entre territórios, amplia redes e reafirma a Amazônia como eixo central da cultura brasileira contemporânea.


SERVIÇO: Festival dos Povos da Floresta – Etapa Macapá 

Exposição Dos Povos da Floresta
Local: Centro Cândido Portinari
Abertura: 18 de dezembro de 2025, às 19 horas 
Encerramento: 9 de janeiro de 2026
Programação musical: dias 20 e 21 de dezembro
Local: Pier do Santa Inês
Entrada gratuita e acessível para todos os públicos

PROGRAMAÇÃO

18 de dezembro
Local: Centro Cândido Portinari
18h30 — Abertura da Exposição de Artes Visuais, Mostra de Curtas-metragens e da Feira de Economia Criativa.
19h — Cerimônia Oficial de Abertura
19h15 — Roda de Conversa com Artistas Convidados
20h — Coquetel
20h30 — Visita Guiada à Exposição

20 de dezembro
Local: Píer do Santa Inês
18h – DJ Aucky
18h30 – Grupo Raízes do Bolão
19h15 – Afrocuriaú e Oneide Bastos
20h15 – Senzalas
21h15 – Nilson Chaves e Brenda Melo convidam Allan Gomes 
22h15 – Dona Onete

21 de dezembro
Local: Píer do Santa Inês 
18h – DJ Carol Tucuju
18h30 – Povo Arara
19h15 – Zé Miguel e Euterpe
20h30 – Fineias Nelluty e Pretogonista
21h30 – Patrícia Bastos e Marrecos Land convidam Aíla e Gabriê
22h30 – Juliana Linhares

Mais informações:
@festivaldospovosdafloresta | festival@povosdafloresta.art.br

Populares

Depois de lotar teatro em seu retorno aos palcos, Nego Di segue em nova fase e anuncia turnê nacional

Humorista inicia 2026 com apresentação de “Diário Di Um ExDetento” dia 14 de março, em Santa Catarina Depois de um período afastado dos holofotes, Nego Di voltou oficialmente aos palcos — e com casa cheia. Em dezembro, o humorista se apresentou no Teatro Dionísio, em Santa Catarina, para mais de 500 pessoas, mostrando que o público continua ao seu lado e que sua carreira entra agora em uma nova fase de reinvenção. O espetáculo “Diário Di Um Ex Detento”, com cerca de duas horas de duração, mistura muito humor, reflexões profundas e relatos pessoais. No palco, Nego Di compartilha detalhes de sua experiência na prisão e fala abertamente sobre o impacto desse período […]

Direto da Globo: Diego Martins confirma apresentação na Banda Mole de BH

Vencedor do The Masked Singer e destaque em ‘Terra e Paixão’, multiartista se une à madrinha Kayete no desfile que marca o retorno do bloco ao formato de cortejo na Avenida Afonso Pena A Banda Mole, bloco mais tradicional do pré-carnaval de Belo Horizonte, acaba de confirmar uma atração de peso para sua histórica edição de 51 anos. Diego Martins, multiartista e uma das drag queens mais populares do país, estará na festa no dia 7 de fevereiro, sábado. A concentração do bloco será às 16h, na portaria do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena, e a dispersão acontece às […]

Casa do Salgado celebra a Ressaca de Carnaval com festa em clima de folia e abadá

Evento mantém viva a energia carnavalesca em uma experiência marcada por música, encontro e descontração A Casa do Salgado apresenta uma edição em clima de Ressaca de Carnaval, criada para quem ainda não está pronto para se despedir da folia. A proposta é prolongar o espírito carnavalesco e transformar o pós-Carnaval em um momento de celebração, reunindo o público em uma tarde de música, convivência e alegria. Inspirada na atmosfera dos blocos e na força do encontro coletivo, a festa entra no clima do Carnaval sem excessos ou rótulos, apostando em uma experiência leve, vibrante e espontânea. O abadá reforça o senso de unidade entre […]

Confissão no BBB 26: Chaiany admite que fingiu briga com namorado para ir em show do cantor Nando Moreno

Nando Moreno e Chaiany – Créditos: Divulgação | Fotos em alta aqui! Durante uma conversa descontraída na piscina do BBB 26, a participante Chaiany Andradesurpreendeu ao elogiar o cantor Nando Moreno, em um bate-papo com a atriz Solange Couto. Na ocasião, Chaiany confessou que já chegou a inventar uma briga com um ex-namorado apenas para conseguir ir a um show do artista, demonstrando toda sua admiração pelo sertanejo – assista aqui.A declaração repercutiu fora da casa e deixou Nando Moreno feliz ao saber que tem uma fã assumida entre os confinados desta edição. Empolgado com a situação, o cantor vem se engajando para unir seus fãs e […]

Tília emplaca três sold outs consecutivos e consagra a label “RiTÍmin” no Rio de Janeiro

Evento ocupou o Aldeia Lagoa nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, reunindo Dennis DJ, Pocah, L7nnon, CatDealers entre outros Créditos: @oflashwillFOTOS EM ALTA AQUI A noite da última quinta-feira (29) marcou um capítulo especial na carreira de Tília. A cantora, DJ e streamer encerrou com chave de ouro a terceira edição da label “RiTÍmin”, alcançando sold out em todas as datas. O projeto tomou conta do Aldeia Lagoa, no Rio de Janeiro, em três quintas-feiras consecutivas — 15, 22 e 29 de janeiro — reunindo participações especiais de nomes como Dennis DJ, Pocah, L7nnon, entre muitos outros. O sucesso da label reforçou Tília como […]