“Ser trans é lindo”, afirma Zaia Angelo ao destacar luta e resistência no Dia da Visibilidade Trans

O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, é um marco de luta e resistência. Para Zaia Angelo, artista plástica e mulher trans, essa data reforça a urgência de discutir os desafios e direitos básicos da comunidade trans no Brasil, o país que mais registra assassinatos de pessoas trans no mundo. “Temos que lembrar que o Dia da Visibilidade Trans não é uma data comemorativa, e sim sobre luta e resistência. Pedimos visibilidade, emprego, respeito, segurança e os direitos mínimos que uma pessoa cis tem no dia a dia”, destaca Zaia.

A arte ocupa um papel central na vida e na militância da artista, sendo uma ferramenta para educar e sensibilizar. “Enquanto artista, está sendo muito bom poder furar a bolha e ocupar lugares longe da marginalização através da minha arte. A arte tem esse poder de educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas que talvez, através de uma fala minha, não seria tão escutada quanto abordando temáticas trans em quadros”, explica.

Zaia também usa sua arte para enaltecer a pluralidade e beleza das pessoas trans. Além disso, ela já realizou trabalhos artísticos para personalidades de destaque como Anitta, Wenny Isa, Iza, Marina Sena, Blogueirinha, Lexa, entre outras. Contudo, enfrentar censura faz parte de sua trajetória. “Não é nada fácil ser uma artista trans que fala sobre a vivência dos seus. Já tive meu trabalho censurado algumas vezes, como a obra A Origem, que foi censurada duas vezes por ser uma versão trans de Adão e Eva, justamente por serem corpos trans expostos na tela. Mas, apesar dos ataques, jamais deixarei de, através da arte, passar a minha verdade e aquilo em que acredito”, afirma.

O impacto de sua atuação transcende as telas. “Fico muito feliz quando pessoas trans dizem se inspirar em mim e que se enxergam no meu trabalho. Espero que cada vez mais pessoas trans possam ocupar lugares de destaque e poder, que um dia estejam várias trabalhando ao meu lado e prosperando cada vez mais”, celebra Zaia.

Para ela, o orgulho de ser trans é essencial: “Não é fácil ser uma pessoa trans, mas não tem nada mais lindo e verdadeiro do que nós sermos quem realmente somos. Se orgulhem de vocês, pois ser trans é lindo! Não desistam nunca da sua verdade.”

Populares

Saucker se destaca como case de sucesso no mercado de alimentos saudáveis

A Saucker, marca de alimentos sem glúten, consolidou-se como um case de gestão e de consciência de mercado. A empresa provou que a demanda por produtos saudáveis, acessíveis e com qualidade é uma das forças mais importantes do mercado atual. As massas e alimentos da Saucker não são apenas uma alternativa funcional, mas um símbolo […]

Da recepção de hospital ao mercado imobiliário: A trajetória de Andreia

A trajetória de Andreia é um exemplo de perseverança e transformação profissional. Formada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direito pela Universidade São Judas, ela construiu um percurso diversificado que, ao longo de quase duas décadas, consolidou-se no mercado imobiliário. O início foi marcado pela disciplina. Aos 12 anos, ingressou no mercado de trabalho como recepcionista em um hospital. Ainda jovem, conciliou múltiplos empregos no setor de telemarketing para custear seus estudos universitários. Esse esforço a levou a atuar no Complexo Damásio de Jesus, onde exerceu a função de professora assistente, experiência que poderia tê-la conduzido à carreira […]

Thaís Giraldelli lidera homenagem a 70 mulheres de destaque em São Paulo

No próximo dia 1º de setembro de 2025, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizará a 8ª Edição da Solenidade de Homenagem às Mulheres de Destaque, reconhecendo publicamente 70 profissionais que se destacaram em diferentes setores e que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A idealizadora do evento é Thaís Giraldelli, referência […]

Clara Telles: a força inquieta que reinventa a MPB a partir do centro do Brasil

A brasiliense Clara Telles não espera ser escolhida —...