Henrique Portugal e a rapper Matriarcak se unem no single inédito “Hype”

Quinta-feira, dia 27 de março, chega às plataformas de streaming (distribuição digital Strm) o single “Hype”. A canção é uma colaboração entre a poetisa e slammer Matriarcak, e o músico e compositor mineiro Henrique Portugal, que musicou o poema da multiartista paulistana. Nascida e criada na Zona Norte de São Paulo, Matriarcak se lançou na cena hip hop em 2014: estudou música e teatro, é comunicadora e se dedica a saraus e declamações de versos. Como slammer, conquistou vários títulos importantes, dentro do movimento. “Hype, pra mim, é ir no mercado e voltar com o carrinho cheio. Esse trecho é perfeito para a atual situação do Brasil”, pontua Matriarcak.

Gravado no estúdio S de Samba, em São Paulo, com produção musical de Daniel Carlomagno Jair Oliveira, o single “Hype” foi gerado no projeto Assim Que Se Faz, fruto da parceria entre o Instituto ABRAMUS (criado pela Associação Brasileira de Música e Artes) e a Gerando Falcões, organização que promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social.

Esta parceria teve início em 2024, com o objetivo de levar formação musical e cultural a jovens em situação de vulnerabilidade.Durante o primeiro ano, o polo cultural de Poá da Gerando Falcões realizou aulas, workshops e vivências musicais com artistas como Jair Oliveira e Henrique Portugal, impactando cerca de 15 alunos de oficinas culturais, além de profissionais da equipe, como maestros, educadores e monitores.

“Foi uma experiência emocionante construir com estes jovens talentos, a partir do nada, uma linda canção que teve como guia a poesia e a voz sincera da Matriarcak. Mais uma vez, é a música e seu poder transformador”,comentaDaniel Carlomagno, que também integra a diretoria do Instituto Abramus. Henrique Portugal destaca o lado desafiador da proposta: “Como conciliar uma artista da música urbana com uma orquestra de Poá, SP? A mensagem deste encontro é que não existem limites para a música. Fiquei muito feliz com resultado”.

Oprojeto Assim Que Se Faz é um dos frutos da colaboração entre o Instituto Abramus e a Gerando Falcões, e tem como objetivo capacitar jovens para torná-los gestores de sua própria arte. Durante o processo, os alunos vivenciaram todas as etapas da criação musical: da composição à gravação em estúdio profissional.

Juntos, o Instituto Abramus e a Gerando Falcões continuarão avançando no desenvolvimento de jovens que não têm acesso a formações qualificadas na área da cultura, especialmente de forma gratuita. “Esta parceria com a Abramus é essencial, pois proporciona acesso a recursos, conhecimento técnico e oportunidades que muitas vezes não estão disponíveis nesses contextos, ajudando os nossos alunos a adquirirem competências que os ajudam na empregabilidade e inserção social”, conclui Anderson Machado, coordenador de cultura da Gerando Falcões.

Confira a capa do single:

Sobre o Instituto ABRAMUS

O Instituto Abramus é uma iniciativa da ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes que busca transformar vidas por meio da música e da arte. Com projetos como o Assim Que Se Faz, o Instituto, presidido por Tania Khalill, promove a formação cultural e profissional de jovens, ampliando suas perspectivas de carreira e inserção no mercado musical.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é uma rede de desenvolvimento social que atua em comunidades de alta vulnerabilidade, oferecendo oportunidades de educação, cultura e empreendedorismo. Através dos Polos Culturais, a organização promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social.

Sobre a ABRAMUS

A ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes é a maior associação de gestão coletiva de direitos autorais do Brasil, representando mais de 120 mil titulares, entre autores, intérpretes, músicos e produtores fonográficos. Fundada em 1982, a ABRAMUS tem como missão proteger e promover os direitos dos criadores, garantindo que recebam pelos usos de suas obras. Diferente das demais associações vinculadas ao ECAD, a ABRAMUS é a única que atua também nas áreas de artes cênicas (teatro e dança) e artes visuais (através da coligada Autvis), ampliando sua atuação para além da música. 

“Hype” (Matriarcak, Henrique Portugal)
Matriarcak: voz
Orquestra Gerando Falcões – Núcleo Poá
Produção musical: Daniel Carlomagno e Jair Oliveira
Engenharia de gravação, mixagem e masterização: Antonio Arruda
Gravado no estúdio S de Samba
Designer de capa: Marcela Maciel

Populares

Jonathas Groscove marca presença no Grammy e posiciona o Brasil no centro das decisões da indústria musical global

Profissional atua estrategicamente em Los Angeles e fortalece conexões com grandes gravadoras em um dos principais hubs de negócios da música mundial Créditos: divulgação Com o Grammy Awards recém-realizado, Jonathas Groscove aproveitou o momento mais relevante do calendário da indústria fonográfica para reforçar seu posicionamento internacional. Organizado pela The Recording Academy, o evento vai muito […]

Carlinhos Brown lança o inédito Mr. Brown Trio e promove encontro África–Bahia no circuito Barra-Ondina

No ano em que celebra os 40 anos do Axé Music, Carlinhos Brown apresenta ao público o Mr. Brown Trio, projeto inédito que estreia hoje, 12 de fevereiro, quinta-feira, às 21h40, no circuito Barra-Ondina, em Salvador. Reconhecido como um dos principais arquitetos da revolução percussiva que consolidou o Axé, Brown reafirma sua vocação vanguardista ao lançar o primeiro trio híbrido do Carnaval, ampliando possibilidades tecnológicas e sonoras na maior festa de rua do planeta. A estrutura conta ainda com um Trio Camarote Andante de apoio, fortalecendo o conceito de integração entre artista e público — marca histórica do músico desde […]

Dueto Lança “Barraqueira” E Aposta Em Single Leve, Animado E Com Cara De Hit

O duo vocal Dueto, formado por Beto Sorriso e Paulinho Moraes, lança no dia 13 de fevereiro o single “Barraqueira”, uma faixa que apresenta uma nova proposta dentro do projeto autoral “Prazer, Eu Sou o Dueto”. Mais animada, pra frente e com forte potencial popular, a música surge com a intenção clara de divertir, engajar o público e ganhar as rodas de samba, playlists e redes sociais. Composição de Ederson dos Santos e Fábio Alemão, “Barraqueira” traz uma narrativa bem-humorada sobre conflitos de casal, retratados de forma leve, lúdica e distante de qualquer tom agressivo. A canção brinca com situações […]