A atriz Luísa Locher acaba de comemorar mais um marco importante na sua carreira. Após assinar a maquiagem da série “Corra, Nina!”, seu trabalho foi reconhecido com a indicação a Melhor Maquiagem no Rio WebFest 2025, o maior festival de webséries do mundo. A conquista reforça o talento da profissional e celebra a força da produção independente realizada em São Roque (SP).
Desenvolvida com o apoio do fomento à cultura de São Roque em 2023, “Corra, Nina!” é uma série de ação e suspense criada por Laura Giancoli, que também interpreta a protagonista. A trama acompanha Nina, uma jovem que, ao receber uma mala com segredos ligados ao passado de seus pais, torna-se alvo de forças perigosas e precisa fugir a qualquer custo para sobreviver.
Luísa destaca que a oportunidade de assumir a maquiagem, além de atuar como Acting Coach, veio por meio de um convite direto da idealizadora Laura. “Ela confiou em mim para trazer e reproduzir um olhar artístico que complementasse a proposta visual e emocional da obra”, conta Luísa. Antes disso, ela já havia colaborado brevemente com o departamento de maquiagem em outra produção da mesma equipe, mas foi em “Corra, Nina!” que assinou oficialmente um projeto pela primeira vez nesta função e ainda de efeitos especiais, o que tornou a experiência totalmente nova e muito enriquecedora, como ela define.
No projeto, a maquiagem tem papel essencial na construção da tensão e do realismo da narrativa, traduzindo visualmente o medo, o cansaço e a força da personagem. “A maquiagem em Corra, Nina! não é apenas estética, ela ajuda a contar a história. Cada detalhe foi pensado para refletir as transformações físicas e emocionais de Nina ao longo da fuga”, explica Luísa Locher.
A indicação ao Rio Webfest chegou como uma surpresa para a artista. Por ter sido a primeira vez que assumiu a maquiagem de uma produção, ela não esperava tal conquista. Para Luísa, o reconhecimento representa a validação de um risco artístico que valeu a pena. “Me arrisquei em algo novo, que eu não tinha muito contato, para ver onde ia me levar. E que bom que eu me arrisquei e que a Laura e a equipe me trouxeram essa possibilidade, mostrando que confiam tanto em mim e no meu trabalho a ponto de me entregarem a oportunidade para que eu me arriscasse”, reflete.
O episódio piloto contou com produção executiva de Laura e Adam Maskote, e direção de Pietro Godinho. O projeto já chamava atenção antes mesmo de sua finalização, tendo sido indicado como Melhor Trailer no Rio WebFest 2024. Agora, em 2025, a produção volta ao festival com as indicações. Além de Melhor Maquiagem, a trama concorre como Melhor Série (Ação/Terror/Sci-Fi), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Ação/Terror/Sci-Fi) e Melhor Série Brasileira.
“É muito gratificante ver um trabalho feito com tanta dedicação receber esse tipo de reconhecimento. A equipe inteira se entregou de corpo e alma, e todas as indicações são, na verdade, um grande prêmio coletivo”, completa Luísa.
O Rio Webfest, considerado um dos maiores festivais de webséries do mundo, celebra produções inovadoras em conteúdo digital, reunindo criadores e projetos de diversas partes do planeta e destacando a diversidade e o talento emergente na indústria audiovisual.
